Galo, azulejos e doces de convento: as tradições de Portugal irão encantar você

Morar em Portugal tem por si só seus benefícios, mas o que muitos não esperam é deparar-se com tamanha cultura diversificada e delícias que só o país do Galo pode oferecer.

Aliás, você sabe por que o Galo é referência para Portugal? Pois, então, fique conosco porque vamos começar este texto justamente por ele.

Acompanhe tudo aqui no Blog da Porto Cidadania Portuguesa e saiba mais sobre as tradições de Portugal para aumentar o seu repertório de conhecimento antes de chegar em terras lusitanas.

Tradições de Portugal começam pelo Galo de Barcelos

O Galo que tornou-se conhecido internacionalmente tem origem na cidade de Barcelos. Diz a lenda que um homem foi salvo da forca nos tempos medievais no exato momento do cantar do galo.

Leia mais: Entenda como avaliar um salário para viver bem em Portugal

O símbolo português surgiu quando um jovem passava pela cidade a caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa. A população à época vivia em tensão por conta de um crime em que os culpados não eram identificados. A culpa acabou recaindo sobre o jovem.

Desolado enquanto era julgado no tribunal, o jovem apontou para um frango assado. Sim! E disse que a inocência dele era tão certa quanto aquele galo cantaria no dia do seu enforcamento.

No dia marcado para a morte, um galo cantou! O juiz, quando ouviu, foi às pressas salvar o rapaz da condenação, mas quando chegou ele já havia sido liberto. Isso porque um nó mal feito na corda da forca impediu o fim do jovem.

Após ser inocentado, o rapaz voltou à cidade e construiu o Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

Desde então, o Galo de Barcelos está por toda a parte, em forma de estátuas espalhadas pela cidade, além de ser um dos souvenirs mais importantes de Portugal.

Você já conhecia essa história? Conte para nós.

 

Fonte: Porto Cidadania Portuguesa

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Outros Artigos